Escola Estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida
Serviço de Supervisão: Ariana Câmara Sampaio e
Debora de Castro Miranda
Direção: Rita Soares e D’jórgio Chaves
Projeto Versos Coloridos - Onde está a poesia?
“ O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ela trata o assunto”
Manual Barros
JUSTIFICATIVA
O Projeto Versos Coloridos - Onde está a poesia? é uma proposta educacional de incentivo à leitura e à escrita para os alunos 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida onde será despertada de forma significativa e prazerosa o aprendizado da leitura e da escrita. O Projeto Versos Coloridos -Onde está a poesia? fundamentado no princípio de que a poesia associada a diversas formas de arte (música, dança, teatro, desenho e pintura) e a atividades lúdicas (brincadeiras e jogos) estimula o prazer de ler e escrever.
O poema é um gênero textual com características próprias que permite através da sua linguagem polissêmica o desenvolvimento da imaginação, do senso crítico, da expressão oral e escrita e do vocabulário. O brincar possibilita o desenvolvimento da linguagem, da inteligência, dos valores e da socialização. E o ensino de arte desenvolve a percepção, observação e a sensibilidade do educando.
OBJETIVOS
• Geral
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.
• Específicos
- Despertar o prazer pela leitura de poemas.
- Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
- Recitar poesia explorando os recursos existentes.
- Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
- Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público
Infanto-juvenil.
- Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
- Resgatar sentimentos e valores.
METODOLOGIA
1º Momento
- Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.
- Fazer uma lista dos autores de acordo com o nível turma.
- Seleção de poesias de acordo com os autores.
2º momento
- Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
- Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes)
- Apresentação em sala de aula da poesia escolhida para apreciação do professor.
3º momento
- Organização de um mural com os poemas escolhidos.( Um mural por sala)
- Escolher as melhores poesias da sala para serem declamadas no dia do recital
4º momento
- O dia do Recital (previsto para 14 de março)
AVALIAÇÃO
A avaliação Projeto acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação no dia do recital
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário