Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida

Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Ataléia/MG.

domingo, 18 de março de 2012

Dia 22 de Março "Dia Mundial da Agua"

Projeto Água: A importância para nossas vidas
1 – Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
2 – Justificativa: o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
3 – Objetivos gerais: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.
4 – Problematização: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
5 – Etapas Previstas:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais;
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
6 – Recursos didáticos: são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.
7 – Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
8 – Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.













Escola estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida
PROJETO “ÁGUA: FONTE DE VIDA”
Sou cristalina e fresca, salgada e doce.
Todos dependem de mim;
Sou Vida.
Serviço de supervisão: Ariana Câmara Sampaio e Débora de Castro Miranda
Direção:Rita Soares Mendes e D’Jorgio Chaves


1. OBJETIVOS GERAIS
• Reconhecer a importância e utilidade da água na vida das pessoas.
• Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos à água.
• Promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta através da educação ambiental, de modo a assegurar para a atual e futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade.
2 – JUSTIFICATIVA
o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
3- TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS

2º ano- Geralda
Poluição da água
Esta turminha vai fazer uma importante dramatização sobre um problema sério que a sociedade enfrenta: a poluição dos rios e mares, já sabemos que é errado jogar lixo nas ruas, rios e mares, mas
ainda existe rios poluídos. O 2º ano vem para pedir mais cooperação e conscientização para esse problema.
Atividades: Dramatização / Dança
2º ano- Lia

A chuva
A chuva é um presente de Deus para o nosso planeta, através dela recebemos muitas alegrias.

3º ano- Cida
As enchentes
Todos nós sabemos que a chuva é muito importante para o planeta, porém é um fator climático que em demasia causa danos à população de vários lugares banhados por rios e mares. A este episódio social o 3º ano irá pedir ajuda a sociedade através de uma interessante apresentação dramatizada para as pessoas que sofrem com enchentes.
Atividades: Dramatização / Dança

3º ano Graça
Os desperdícios da água
Um imaginário super heroi: O Super-Água, contra o mal: o capitão porcaria. Através do mundo mágico infantil o 3º ano irá apresentar suas atividades que incentivam o cuidado com a natureza, em especial com a água através de paródias e de uma dança.

4º ano –Zenilde/ Rita Pinheiro/Elizete
Ciclo da Água
Esta turma irá demonstrar como acontece o tão importante ciclo da água que é vital para todos os seres vivos, cada etapa deste ciclo faz com que concretize as riquezas da nossa natureza e ainda sobre as doenças que as águas poluidas podem nos transmitir.
Atividades: Dramatização / Jogral / Dança

5º ano - Dila ¨/ Wilson
Água é vida
Esta turma irá mostra através de lindas apresentações sobre a água na tentativa da conscientização e mudança de hábito da população para melhorar a poluição, o desperdício e a necessidade deste bem natural e precioso. Enfatizando também a utilização dos nossos rios como meio de sobrevivência.
Atividades:Canção / Dança / Poesia

6º e 7º ano
Sertão Amado
O amor à sua terra natal acima de tudo, o nordestino demonstra com o coração e vem com a escassez da água faz com que abandone suas prioridades que é viver junto da natureza, cuidando dos animais. Assim o 6º ano e 7º ano irá homenagear este “cabra da peste” que é o ancioso nordestino sofrido pela seca.
Monólogo / Jogral / Dança

8º e 9º ano
Controvérsias da seca no Nordeste
Estas duas turmas irão realizar a dramatização coreografadas de um sertão sofrido com escassez da água, de um lado um nordestino em busca de uma vida melhor, fora de sua terra natal e do outro o mesmo nordestino voltando do sul para os braços de sua amada família, já que em sua terra está chovendo e com isso, o progresso das plantações traz a felicidade para o sertão.
Atividades: Dança / Poesia / Dança





Um comentário:

  1. Parabéns pela equipe que fazem parte do quadro funcional.

    ResponderExcluir