Projeto JEMG 2012
Educação e esporte
*Escola Estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida
*Pessoal envolvido: Alunos: 1º ao 9º Ano, Professores, Supervisora e demais servidores.
Serviço de Supervisão : Ariana Câmara Sampaio e Debora de Castro Miranda
Justificativa
O Programa Minas Olímpica e paraolimpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2012 é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas, de forma educativa e democrática.
É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. O aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.
Objetivos
_ Valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania;
_ Aumentar o vinculo do aluno com a escola;
_ Possibilitar a identificação de novos talentos
_ Diminuir a evasão escolar
_ Proporcionar a inclusão dos alunos com necessidades especiais nos jogos JEMG
Desenvolvimento
Em História –
*Contextualizar e pesquisar sobre como surgiu o JEMG,
*Quais as modalidades de jogos,
*Historia das escolas participantes (escolas da cidade de Ataleia),
* Faixa etária dos alunos atletas,
*quais as cidades já sediaram o JEMG desde o surgimento
Em Geografia –
*Pesquisar sobre as cidades participantes (população, escola que está sendo representada, quantos alunos atletas, etc.);
*Localização das cidades;
*curiosidades e cultura das cidades visitantes;
Em Português –
*Elaboração de mural com notícias do JEMG, atualizados permanentemente (os alunos selecionarão as notícias que serão colocadas no mural e discutidas com as turmas). *Entrevistar os alunos atletas que ficarão alojados na Escola Hermínia
*Trabalhar com os gêneros textuais – Atestado médico, boletim informativo, folder, jornal, regulamento geral.
Em Matemática –
* Explorar a partir de notícias os conteúdos: quantidade de jogadores,
* Elaboração da tabela dos jogos, quantas modalidades, quantas cidades, e outros;
*Confecção e analise de gráficos;(Idade dos alunos,quantidade,jogos,etc);
*Situações problemas.
Em Ciências –
*Desenvolver o tema: alimentação (desgastes e reposição alimentar dos jogadores).
*Prevenção que os atletas devem ter;
*Riscos que o Dopping oferece;
*A Saúde dos atletas;
*preparação física
Em Inglês
* Conhecimento das expressões em inglês utilizadas nos jogos.
Em Educação Artística –
*Ornamentar os corredores e murais,
*construção de Cartazes com frases de incentivo e receptividade aos jogadores do JEMG, *coreografias, teatros e parodias.
Em Educação Física –
*Trabalhar parte teórica dos jogos
* Falar sobre os jogos paraolimpicos
*Fundamentos;
*Mini torneios;
*pesquisa sobre esporte e educação
Em Educação Religiosa
* Trabalhar os Valores esportivos – Respeito, inclusão, limites, entre outros;
* Montar painel de fotos de participações anteriores dos alunos
4-Avaliação
Acontecerá no decorrer do processo.
Fonte de pesquisa
Site :www.jemg.mg.gov.br
http://escolaestadualprofherminia.blogspot.com.br
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Nenhum comentário:
Postar um comentário