Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida

Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Ataléia/MG.

sábado, 24 de março de 2012

Nova proposta de trabalho da SRE de Teofilo Otoni


MENINA BONITA DE LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)

Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
Apele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
­- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
­- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...




Aqui estão algumas sugestões para trabalhar com esta história. Eu fiz e deu super certo.Trabalhei semana passada com meus alunos do pré II. Pode usar e fazer as modificações que acharem necessario.
Sucesso!!!!!
Beijoooo...!


• Levantamento dos conhecimentos prévios: Com quem a gente se parece? Todas as pessoas são iguais?
• Hora da história: Menina Bonita do Laço de Fita.
Atividade 1:
• Trabalhar o titulo da história
( quantidade de palavras, quantidade de letras de cada palavra)
• Circule a 1ª letra de cada palavra que forma o titulo da história que acabamos de ler
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


Atividade 2
O coelho fez varias tentativas para conseguir ficar na cor da menina. Cole as fichas na ordem dos acontecimentos.
( Entregar as fichas abaixo "separadas", e pedir que os alunos coloquem na ordem dos fatos)




Para casa:
* Recorte e traga fotos de diferentes pessoas.

2º dia:


Recontagem da história pelos alunos através das imagens
Socialização das imagens trazidas como atividade de casa
( falar das diferenças físicas entre as pessoas destacando, porem, a igualdade: todos são seres humanos e precisam ser respeitados.)


Atividade 1:
Confecção do cartaz coletivo:
Diferenças: não basta reconhece-las é preciso respeita-las.
Atividade 2:
Caça aos copinhos:
Espalhar copinhos pela escola para que os alunos encontre-os.
O coelho, na tentativa de ficar da cor da menina tomou cafezinho a noite toda. Ele não conseguiu ficar da cor dela, mas, deixou uma sujeira... Copinhos espalhados por toda a escola. Vamos ajudar o coelho a deixar a escola limpa?
Após a caça aos copos, os alunos registram a quantidade de copos que conseguiram encontrar.
Pode-se, tambem, registrar as quantidades numa tabela com o nome do aluno e quantidade de copos que ele encontrou e depois explora-la (quem pegou mais ou menos copos, quem pegou quantidades iguais etc.)


Atividade 3:
• Tarefa: Troque os números pelas letras correspondentes e forme o nome de uma bela história.




3º dia;


Trabalhar as características da menina associando as comparações do texto: cor da pele, olhos, cabelo, penteado etc.
Cobrir o cabelo da menina com tinta (Usando o dedinho) e depois colar laços de fita.





Atividade 2:
Desfile dos penteados.
( Pedir, no dia anterior, que a mamãe capriche no penteado das meninas por que havera um desfile mostrando esses penteados.Fotografar cada penteado para fazer uma exposição na escola)


Para casa:
Pedir que os alunos tragam fotos de familiares com quem eles se acham parecidos

4º dia:

• Dramatização da história.
• Exposição dos trabalhos realizados na semana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário