Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida

Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Ataléia/MG.

domingo, 29 de maio de 2011

Gestão Democrática



Um dos pontos mais importantes para o sucesso da Gestão Democrática na Educação é o gestor. Ser carismático, capaz, aberto e com iniciativa são características de um líder em potencial, o que nos leva a perceber que o gestor ideal é aquele com perfil de líder.

Tratando da educação, o gestor deve não limitar-se somente à parte burocrática da escola, a parte administrativa. Deve estar envolvido, também, com a parte pedagógica e, diretamente, envolvido com os professores e os alunos em sala de aula.

Um bom gestor escolar deve dominar a legislação na qual se baseia a educação, assim como conhecer todos os parâmetros curriculares e o projeto pedagógico da sua escola. Mas, apesar disso, deve conhecer cada membro participante da sua comunidade escolar, sabendo da sua função e dando o seu devido valor, efetivando a verdadeira democracia. Além disso, deve ser atuante e participativo.

Enfim, a característica principal de um bom líder na educação são seus princípios e os seus ideais como educador. Àquele que busca uma educação de qualidade, inclusiva e democrática tem chances de ser um bom gestor.

# Participação efetiva de todos os envolvidos com a educação na gestão escolar. Deve-se considerar que, para haver uma gestão escolar democrática, é necessário que seja posto em prática todas as diretrizes que direcionam esse trabalho, ou seja, o gestor deve ceder, dar a liberdade necessária para efetivar a participação de todos.

# Liderança capacitada, que estimule e envolva o grupo em prol da educação. Não é uma controvérsia, afinal de contas, é necessário que um líder estimule o grupo, há necessidade que alguém faça o papel de integrador e motivador. No entanto, sem centralizar poder. Afinal, no caso de uma gestão democrática, todos são responsáveis pelo sucesso da escola, todos tem responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário