Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida

Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Ataléia/MG.

domingo, 29 de maio de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA

O Dono do Dicionário



Formação: Deve ser jogado por um número razoável de pessoas, algo em torno de 6 ou 7 competidores.
Desenvolvimento: O primeiro jogador, que será o “dono do jogo”, pega um dicionário (dicionário mesmo, um Aurélio, por exemplo), escolhe uma palavra, preferentemente incomum e copia uma das definições do dicionário. Aos demais será informada qual é a palavra (mas não o seu significado), e estes deverão escrever, cada um, uma definição que possa ser “aceita” como a definição correta da palavra. Todas as folhas com as definições são passadas ao “dono do jogo”, que passa a ler todas as definições, previamente embaralhadas, inclusive a correta. Depois todos os outros participantes votam indicando qual entendem ser a definição correta. Aquele que acertar a definição correta, ganha um ponto; a definição incorreta que vier a ser votada, recebe um ponto por cada voto recebido; se ninguém votar na definição correta, o “dono do jogo” recebe um ponto. A seguir, o dicionário é passado para outro jogador, a cada rodada, muda o “dono” do dicionário. Deverá ser combinado com quantos pontos terminará o jogo

O Detetive


Formação: O ideal é que sejam formados grupos bastante numerosos (festas de final de ano, etc.). As pessoas ficam em círculo, observando umas às outras.
Desenvolvimento: Sorteiam-se pequenos pedaços de papel com as seguintes inscrições: um com a letra “A” que identifica o papel de assassino; um com a letra “D” que identifica o papel de detetive e os demais com a letra “V” que indica o papel de vítima. O assassino, dissimulando, deve piscar para as pessoas que ele acha que receberam o papel de vítima. Estas, após receberem a piscadela, disfarçam e anunciam que “morreram” (“Morri!”). O detetive deve ficar atento a todos para descobrir o assassino (e o assassino deve ficar atento para identificar o detetive e evitar que este “veja” seus crimes). Se descobrir o assassino (receber uma piscadela ou ver uma piscadela), o detetive imediatamente determina: “Preso em nome da lei!”. O detetive ganha a rodada e redistribuem-se os papéis. Se o detetive errar (viu o que pensou ser uma piscadela, mas não era – o assassino ganha). O assassino também ganha se matar todas as vítimas”

Dinâmicas – Escravos de Jó



Dinâmica do “Escravos de Jó”
Obs: Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de “quebra gelo” podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Formação:
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO NORMAL:
Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA FRENTE DO COLEGA DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA FRENTE DO COLEGA DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO),
põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA),
deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA),
zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA),
zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA)
(Refrão que repete duas vezes).
2º MODO:
Faz a mesma sequência acima só para a esquerda
3º MODO:
Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
Esta dinâmica é muito boa também para se falar da importância do trabalho em grupo, pois se o grupo não estiver bem sintonizado a atividade não consegue fluir como deveria

Dinâmica – João Bobo


Dinâmica do “João Bobo”
Objetivo:
Esta dinâmica propõe um “quebra gelo” entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:
Desenvolvimento:
Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.
Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o “joão bobo” de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro.
Obs: Pode ser feito também na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário