Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida

Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Ataléia/MG.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Projeto Branca de Neve





vamos viajar pelos contos de fadas. As atividades vou disponibilizando assim que der.
Beijos
Expectativas de Ensino e Aprendizagem:

• Ler e escrever textos utilizando-se dos conhecimentos que possui sobre a escrita.
• Ler diferentes gêneros textuais como forma de ampliar o repertório oral e escrito (contos de fadas, maravilhosos, fantásticos e de assombração, poemas, parlendas, lendas, mitos, fábulas, quadrinhos, blogs, notícias, crônicas, relatos, entrevistas, anúncios, quadrinhas, piadas, adivinhas, trava-línguas, literatura de cordel, canções, diários etc) compreendendo a idéia central dos mesmos.
• Ler e escrever diferentes gêneros textuais (listas, adivinhas, bilhetes, cantigas, parlendas, contos de fadas, maravilhosos e de assombração, receitas, classificados, avisos, blogs, e-mail, cartas, telegramas, bilhetes, listas, quadrinhos, postais, diários etc) reconhecendo suas características no contexto de produção (estrutura, função social, finalidade etc).
• Produzir desenho, contextualizando seu cotidiano com traçado livre ou utilizando formas e linhas.
• Apreciar e valorizar as produções artísticas visuais, em grupo ou individualmente, nas diferentes épocas da história da Arte relatando suas emoções, sensações e impressões.
• Conhecer e utilizar progressivamente os suportes, meios e instrumentos nas diversas formas artísticas: papel, papelão, parede, tecido, plástico, argila, gesso, grafite, pigmentos, guache, anilina, nanquim, mãos, lápis, pincel, canetas, giz, espátulas entre outros, adequadamente no fazer artístico.
• Vivenciar peças teatrais a partir de histórias conhecidas ou situações vividas.
• Brincar em diferentes contextos: livremente, de faz conta, de forma dirigida de modo que seu repertório lúdico seja ampliado.
• Relacionar lugares e tempos vividos no cotidiano com rotina, medições e marcadores de tempo (cronológico) para aprender noções de tempo vivido.
• Conhecer e relacionar as normas e regras de convívio na sala de aula, na escola, no bairro etc.
• Observar e identificar em ambientes próximos, diferentes tipos de plantas, animais que ali habitam ou fragmentos deles como sementes, folhas, frutos, penas etc., registrando suas descobertas.
• Construir o conceito de número a partir de seus diferentes usos no contexto social.
• Recitar a seqüência numérica em situações lúdicas e cotidianas de contagem, em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc., a partir de qualquer número dado.
• Ler, escrever, produzir, comparar e ordenar números naturais utilizados no cotidiano.
• Identificar e utilizar as regularidades do sistema de numeração decimal para nomear, ler e escrever números.
• Reconhecer e utilizar estratégias pessoais de resolução em situações-problema contextualizadas.

Atividades de Ensino e Aprendizagem:

• Inicialmente perguntaremos as crianças se já ouviram falar em contos de fadas. Faremos um cartaz com os títulos conhecidos por elas e deixaremos fixados na sala de aula.
• Utilizando a leitura do trecho inicial da história da Branca de Neve, contado pelos Irmãos Grimm, faremos as atividades de descrição da Branca de Neve com palavras chaves, pois eles terão que encontrar significado no texto para entender o que significa cada uma delas.
• Com o cartaz dos conhecimentos prévios proporemos que as crianças separem as histórias cujas personagens sejam princesas.
• Esta atividade será ampliada, pois os alunos terão uma lista de títulos de histórias e terão que separar quais as histórias que tem bruxas e quais têm lobos. Configurando assim em uma atividade de leitura.
• Utilizando a atividade do levantamento de hipóteses sobre os nomes das princesas, vamos relembrar a pesquisa realizada no inicio do ano em que as crianças tiveram que pesquisar com os pais a origem do seu nome.
• Faremos diversas atividades como listas de nomes dos anões, leitura da poesia “Os sete anões” em que faremos à interpretação oral. Também cruzadinhas e caça-palavras. Estas atividades ficarão fixadas no caderno de classe.
• Leremos o conto de fada Cinderela, em que as crianças farão à lista das personagens. Cada criança terá o seu texto e colará o mesmo no caderno de leitura.
• Com este conto exploraremos as atividades de confecção de convites para o baile do príncipe da Cinderela. Pediremos que as crianças levem convites para a sala de aula de diferentes ocasiões.
• Em sala de aula separaremos estes convites em grupos de festas, por exemplo, o que são de aniversário, casamento, chá de bebê etc. Elas terão que identificar quais elementos comuns nos convites como: data, horário, local, motivo da festa, remetente e destinatário. Para esta atividade será elaborada uma tabela em que as crianças deverão preencher estas informações.
• Após esta atividade, pediremos que as crianças confeccionem o convite para o baile do príncipe.
• Leremos o conto Chapeuzinho Vermelho, cada criança terá o seu texto e este será colado no caderno de classe.
• Faremos à interpretação oral do conto, verificando o entendimento de todos. Também cantaremos a música “Pela estrada fora”. Pediremos que as crianças reescrevam esta música em duplas, utilizando os conhecimentos que possuem sobre a escrita. Esta atividade será realizada no caderno de classe.
• Também faremos diversas atividades de cruzadinhas e caça-palavras como o tema Chapeuzinho Vermelho.
• Utilizando o conto da “Branca de Neve” releremos a história e pediremos que as crianças em duplas escrevam um novo final. Esta atividade será realizada no caderno de classe.
• Após o estudo dos três contos de fadas, iniciaremos o ensaio para apresentação destes em que as crianças poderão vivenciar peças teatrais a partir de histórias conhecidas. Primeiramente dividiremos os alunos em três grupos, cada grupo será responsável por um conto, em que terão que dividir as personagens entre os grupos e também escolher o narrador da história, o professor fará as devidas intervenções.
• Faremos também o estudo de anúncios e classificados. Pediremos que as crianças levem para a escola o portador jornal, depois de explorarmos as seções, como estão dispostas as noticias e reportagens, nos atentaremos a seção de classificados. Após o manuseio dos classificados, os alunos farão a leitura e observação de classificados previamente escolhidos. A tarefa é listar as diferenças e semelhanças encontradas nos anúncios. Ao preencherem o quadro, espera-se que identifiquem que os anúncios possuem informações comuns como um telefone para contato e quem deverá ser procurado na negociação. A descrição do produto também é algo que devem perceber: há diferenças, sendo alguns anúncios bastante descritos e outros bem sucintos. Vamos explorar muito o assunto solicitando a pesquisa de vários anúncios em outros jornais, trazendo-os para escola.
• Faremos o reconhecimento da estrutura de um anúncio. Os anúncios serão expostos na sala de aula para que, da observação de aspectos recorrentes, percebam que registrar as observações pode ser um desafio possível de ser realizado.
• Ao final da atividade, faremos um cartaz com os alunos com o titulo: “O que descobrimos sobre classificados”. Desta forma, estaremos organizando as ideias sobre o gênero e socializar as informações sobre ele.
• Trabalharemos também com os classificados poéticos, levantaremos os conhecimentos prévios dos alunos por meio do questionamento sobre o que é um classificado poético. Perguntaremos se os alunos conhecem, se já leram algum, se acham que há diferença entre o classificado do jornal e o classificado poético. Leremos para as crianças alguns classificados poéticos de Roseana Murray.
• Após a leitura faremos o reconhecimento e sistematização das descobertas realizadas em relação ao texto de Roseana Murray.
• Para finalizarmos o trabalho com os anúncios pediremos que as crianças listem as diferenças entre o classificado de jornal e o classificado poético.
• Em duplas as crianças escreverão anúncios com tema contos de fadas. Esta atividade ficará registrada no caderno de classe.
• Estudando as obras de Mary Cassat, proposta no material didático, os alunos apreciarão as obras de arte, trabalhando de forma a instigar a curiosidade para o conhecimento, de maneira prazerosa.
• Ao fazermos à apreciação da obra chamaremos a atenção para a diferença entre o retrato e qualquer outro gênero artístico. Também chamaremos a atenção para os diversos componentes da obra em questão, o uso de diferentes cores, diferentes materiais, técnicas, detalhes dos traços, e também para a mensagem que a obra quer transmitir.
• Com o intuito de ampliação do conhecimento do que é autorretrado, os alunos poderão trazer uma fotografia ou espelho. As crianças deverão observar os detalhes do seu rosto, e depois iniciarão a obra no caderno de desenho. Lembraremos as crianças que primeiramente devem fazer o contorno da cabeça e depois passo a passo, as demais partes do rosto. Concluído o desenho. Faremos à exposição dos trabalhos fazendo a apreciação e comparação dos mesmos.
• Os alunos observarão um retrato e saberá um pouco mais sobre essa forma de representar imagens. Utilizando o material didático os alunos observarão as obras e também preencherão o quadro.
• Leremos à biografia de Mary Cassant e depois preencheremos a ficha técnica.
• Com o trabalho com as brincadeiras folclóricas no mês agosto, continuaremos desenvolvendo com as crianças para que possam assim brincar de forma livre e dirigida no pátio da escola.
• Como no mês de agosto representamos a sala de aula com a planta e a maquete. Neste mês trabalharemos com o conhecimento dos espaços que existem na escola, e com isso facilitar o entendimento dos tempos vividos no cotidiano com rotina, iniciada desde o começo do ano.
• A partir da história m quadrinhos será gerada uma roda de conversa em que o professor explorará com os alunos os elementos que caracterizam esse espaço físico. Exploraremos também, as atitudes das personagens, e pediremos que as relatem o mudou neles desde o começo do ano até agora.
• Questionaremos os alunos sobre o que pensam da escola e o propósito de estudarem nela.
• Faremos as atividades propostas pelo material didático em que os alunos terão que identificar e relacionar as regras de convívio em sala de aula e na escola. Determinadas atividades ou trajes podem ser adequados em determinados lugares e ou situações, mas inadequados em outras circunstâncias.
• Em duplas os alunos identificarão as normas e regras que devem ser respeitadas nos diferentes ambientes para que haja entendimento entre as pessoas e um convívio social harmônico: especificamente na escola, na sala de aula e na família.
• A partir da elaboração de um roteiro as crianças deverão observar as diferentes cores do ambiente, os formatos dos objetos, pegarem tocarem diferentes elementos, perceber os cheiros e sons presentes nesse ambiente.
• Em roda de conversa os alunos falarão os lugares que costumam passar os finais de semana ou feriados, perguntaremos sobre os seres vivos se já viram um ninho de passarinho em uma árvore.
• Conversaremos com as crianças que estas farão um passeio em que poderão observar as plantas e animais que vivem neste ambiente. Vamos orientar para que as crianças recolham restos de folhas, gravetos, pedrinhas, penas tudo que possa auxiliar na análise dos tipos de seres vivos que convivem neste ambiente. Para tanto deverão levar um caixa para colocar tudo que o recolheram. As crianças realizaram esta atividade em grupos de quatro alunos. O local escolhido será o pátio da escola.
• Os materiais recolhidos em sala de aula, pediremos que as crianças o classifiquem, obedecendo a uma ordem, por exemplo, cor, pelo tamanho, tipo de objeto etc.
• Ao final conversaremos sobre a valorização e a preservação das espécies para qualidade de vida do meio em que vive.
• Com o trabalho realizado com a classificação dos objetos encontrados na exploração do ambiente, levantaremos os conhecimentos dos alunos sobre a classificação do lixo encontrado. O pátio da escola tem lixeiras que separam os objetos, pediremos que as crianças observem como estão estas lixeiras, se o material encontrado nelas corresponde exatamente o que está escrito. Também faremos perguntas como: qual está mais cheia? Como é em sua casa?
• Lembraremos às crianças a quantidade de árvores para fazer o papel e também do tempo que leva para os dejetos levam para se deteriorar e quanto isso polui e afeta a natureza.
• Faremos uma roda de conversa se os alunos sabem que é reciclar, procurando perceber que a reciclagem do lixo depende da correta separação do lixo.
• Faremos as atividades propostas pelo material didático, em que se introduz o conceito de zero, também as diferentes seqüências de contagem ou agrupamentos. E também identifiquem a regularidade do SND.

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