Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida

Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Ataléia/MG.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Atividades que podem constar de um dia de aula

Atividades que podem constar de um dia de aula
1) Atividades coletivas
2) Atividades diversificadas
3) Atividades individuais
4) Atividades livres


1) ATIVIDADES COLETIVAS
São denominadas coletivas as atividades que a classe realiza em conjunto. Podem ser dirigidas pelo professor e acompanhadas pelos alunos, ou podem ser dirigidas pelos próprios alunos. De modo geral, estas atividades são desenvolvidas na rodinha, ou em grandes círculos.
São elas:


* calendário
* oração
* chamada
* planejamento
* entrevista
* hora das novidades
* cantos, danças
* histórias lidas, contadas, dramatizadas, com fantoches
* leitura
* combinação de regras
* tarefa
* leitura e compreensão de texto e poemas
* demonstração de atividades
* avaliação
* realização de experimentos


2) ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
As crianças a realizam em grupo, as atividades que diferem de um grupo para outro. Estas atividades são escolhidas pelas crianças ou propostas pelo professor. São escolhidas tantas atividades, quantas forem os grupos de trabalho, devendo os alunos permanecerem nos grupos de origem durante os dias necessários, para que todas tenham oportunidade de realizar todas as atividades.
No 1º dia, as crianças decidem como se agrupar e o professor informa-lhes que durante um determinado período elas deverão manter neste grupo.


3) ATIVIDADES INDIVIDUAIS
São atividades realizadas com um grupo ou com uma criança de cada vez. Esse tipo de atividade é realizada aproveitando o momento das atividades diversificadas.
É o momento de atender individualmente a criança que apresenta dificuldade no processo ensino aprendizagem. Nesta hora o professor faz suas intervenções, trabalhando as capacidades ainda não consolidadas.


4) ATIVIDADES LIVRES
São escolhidas livremente pelos alunos que terminarem as atividades diversificadas e que precisam esperar que outros terminem.
São elas:


* livros para leitura
* jogo individual
* quadro de giz


(Nestas atividades o professor não interfere nesta escolha).


OBSERVAÇÕES:


* Para as atividades diversificadas as crianças são previamente selecionadas e organizadas em grupo pelo professor(por semana ou mês).
* Deve-se oferecer aos grupos de trabalho, opções. As crianças devem ter o que fazer enquanto o professor atenda individualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário