Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida

Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Ataléia/MG.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como reorganizar a rotina na volta às aulas



O início do ano letivo traz a necessidade de reorganizar sua rotina depois das férias. Tanto as crianças quanto os pais devem voltar para o ritmo das atividades do dia a dia, readaptando o seu relógio biológico.

Acordar e dormir cedo, realizar as refeições no horário correto e reservar um tempo para as tarefas de casa não precisam ser difíceis. É preciso planejar-se a fim de retomar à rotina. O pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco (www.pediatriaemfoco.com.br), dr. Marcelo Reibscheid, explica que o planejamento deve começar com a organização dos horários dos pais.

"Decidir quem vai levar e buscar os filhos, quem ajuda no dever em cada dia da semana e até mesmo definir um cardápio alimentar semanal ajudam a família a recuperar o ritmo com a nova rotina das crianças", sugeriu.

Segundo o pediatra não é recomendado deixar para se organizar no primeiro dia de aula, principalmente quando falamos de horário de dormir e acordar. Vale colocar os filhos para dormir mais cedo cerca de 10 dias antes do início do ano letivo. Isso ajudará na adaptação e evita birras e manhas quando as aulas começarem. " Dormir bem e se acostumar com os horários ajuda a evitar aquele mal humor da criança e até a recusa em ir à escola. Com relação ao horário de acordar, o ideal é que os filhos não durmam até muito mais tarde do que precisariam acordar em época de aulas", alertou.

Praticar atividades pedagógicas simples com os filhos no final das férias ajuda a recuperar o ritmo e espantar a preguiça de fazer as tarefas de casa nos horários das lições de casa. Para os que ainda não foram alfabetizados, a sugestão é colorir ou fazer desenho. "Com as maiores, sugira escrever uma história juntos. Você pode começar um parágrafo e pedir que o filho use a imaginação para terminar a redação", indicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário