Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida

Escola Estadual Professora Herminia Pereira de Almeida
Ataléia/MG.

sábado, 24 de março de 2012

Projeto JEMG 2012

Projeto JEMG 2012
Educação e esporte

*Escola Estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida
*Pessoal envolvido: Alunos: 1º ao 9º Ano, Professores, Supervisora e demais servidores.
Serviço de Supervisão : Ariana Câmara Sampaio e Debora de Castro Miranda


Justificativa
O Programa Minas Olímpica e paraolimpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2012 é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas, de forma educativa e democrática.
É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. O aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.
Objetivos
_ Valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania;
_ Aumentar o vinculo do aluno com a escola;
_ Possibilitar a identificação de novos talentos
_ Diminuir a evasão escolar
_ Proporcionar a inclusão dos alunos com necessidades especiais nos jogos JEMG

Desenvolvimento

Em História –
*Contextualizar e pesquisar sobre como surgiu o JEMG,
*Quais as modalidades de jogos,
*Historia das escolas participantes (escolas da cidade de Ataleia),
* Faixa etária dos alunos atletas,
*quais as cidades já sediaram o JEMG desde o surgimento

Em Geografia –
*Pesquisar sobre as cidades participantes (população, escola que está sendo representada, quantos alunos atletas, etc.);
*Localização das cidades;
*curiosidades e cultura das cidades visitantes;

Em Português –
*Elaboração de mural com notícias do JEMG, atualizados permanentemente (os alunos selecionarão as notícias que serão colocadas no mural e discutidas com as turmas). *Entrevistar os alunos atletas que ficarão alojados na Escola Hermínia
*Trabalhar com os gêneros textuais – Atestado médico, boletim informativo, folder, jornal, regulamento geral.

Em Matemática –
* Explorar a partir de notícias os conteúdos: quantidade de jogadores,
* Elaboração da tabela dos jogos, quantas modalidades, quantas cidades, e outros;
*Confecção e analise de gráficos;(Idade dos alunos,quantidade,jogos,etc);
*Situações problemas.


Em Ciências –
*Desenvolver o tema: alimentação (desgastes e reposição alimentar dos jogadores).
*Prevenção que os atletas devem ter;
*Riscos que o Dopping oferece;
*A Saúde dos atletas;
*preparação física

Em Inglês
* Conhecimento das expressões em inglês utilizadas nos jogos.

Em Educação Artística –
*Ornamentar os corredores e murais,
*construção de Cartazes com frases de incentivo e receptividade aos jogadores do JEMG, *coreografias, teatros e parodias.

Em Educação Física –
*Trabalhar parte teórica dos jogos
* Falar sobre os jogos paraolimpicos
*Fundamentos;
*Mini torneios;
*pesquisa sobre esporte e educação

Em Educação Religiosa
* Trabalhar os Valores esportivos – Respeito, inclusão, limites, entre outros;
* Montar painel de fotos de participações anteriores dos alunos

4-Avaliação

Acontecerá no decorrer do processo.

Fonte de pesquisa
Site :www.jemg.mg.gov.br
http://escolaestadualprofherminia.blogspot.com.br

projeto JEMG 2011

PROJETO JEMG

“Jogos Escolares de Minas Gerais”

Minas Olímpica teve início em janeiro de 2006.
“ A terra de onde brota o ouro, agora descobre seus medalhistas de ouro, prata e bronze”.

1- Introdução:

JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), é uma competição esportiva educacional para alunos do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros, dos quais, 683 se inscreveram para participarem das diversas modalidades esportivas .
Os jogos acontecem em 4 etapas e 2 módulos, sendo:
Módulo I – alunos de 12 a 14 anos ( nascidos em 1997, 1998 e 1999 )
Módulo II- alunos de 15 a 17 anos ( nascidos em 1994, 1995 e 1996 )
As modalidades dos jogos disponíveis são; atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, xadrez.
O Município de Ataléia está sediando pelo segundo ano os jogos, no período de 27 de abril a 01 de maio, no Clube AESA. Participarão dos jogos em nossa cidade os municípios de Ataléia, Campanário, Carlos Chagas, Franciscópolis, Jampruca, Malacacheta, Ouro Verde de Minas, Poté, Serra dos Aimorés, Teófilo Otoni e Umburatiba, que competirão entre si nas diversas modalidades de esportes.
Os alunos da nossa cidade vão competir nas modalidades de basquetebol e handebol, masculino e feminino e futsal, onde serão envolvidos todos os alunos atletas de todas as escolas estaduais.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, está dando todo suporte logístico para que os jogos possam transcorrer dentro da melhor normalidade.
Todos os participantes, ficarão alojados nos prédios escolares da rede estadual, onde também será servida alimentação.
As despesas com a realização dos jogos escolares ficará a cargo de cada município participante, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, através de suas superintendências regionais de ensino.
Na área de abrangência da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni, além de Ataléia, a cidade de Novo Cruzeiro sediará os jogos escolares no período de 11 a 15 de maio, nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Lá terá a participação dos municípios de Águas Formosas, Bertópolis, Caraí, Catuji, Crisólita, Fronteira dos Vales, Itaipé, Ladainha, Machacalís, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Santa Helena de Minas e Setubinha.


2- Objetivos:

a- Valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens atletas de Minas Gerais, de forma educativa e democrática;
b- Contribuir para a redução da evasão escolar;
c- Identificar novos talentos esportivos;
d- Atuar como canal de integração sociabilidade e aprendizado dos alunos atletas envolvidos nos jogos;
e- Formar cidadãos críticos, conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.

3- Cronograma de Execução:

De 27 de abril a 01 de maio de 2011

4- Pessoal Envolvido:

37ª Superintendência Regional de Ensino
Professores e Serviçais das escolas envolvidas
Prefeituras Municipais
Secretarias Municipais de Educação
Polícia Militar
Conselho Tutelar
Alunos das escolas envolvidas

5- Culminância:

Os vencedores serão homenageados e seguirão para a 2ª etapa dos jogos

6- Dados Geográficos e Históricos dos Municípios participantes do JEMG em Ataléia.


6-1- Município de Ataléia:

Dados Geográficos:

O Município de Ataléia, encontra-se situado na mesorregião do vale do Mucuri, microrregião de Teófilo Otoni, com área territorial de 1837 Km² e população de 14.451 ( IBGE 2010 ). Para os fins censitários está cadastrado sob o n° 310470. A sua sede encontra-se a 240m de altitude, às margens do rio Norte. A topografia do município é ondulada, com a presença de várias elevações rochosas, como a Serra da Pratinha, Pedra do Bode, Pedra do Poterrão, Pedra do Canãa, pedra do Córrego Grande, dentre outras. O principal acesso à cidade é pela MG- 412, que liga à divisa de Ecoporanga-ES à BR-418. A sede do município está a 520 Km de Belo Horizonte, 70Km de Teófilo Otoni, 70Km de Carlos Chagas, 24Km de Ouro Verde de Minas e a 380Km de Vitória-Es, via Ecoporanga.
O município compõe-se de 3 distritos, sendo eles, Fidelândia, Novo Horizonte e Sede e povoados de São Miguel e Tipiti, além do pequeno povoado de Canãa do Brasil.
O município divisa-se com os municípios de Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Ecoporanga, Itabirinha, São José do Divino, Frei Gaspar e Ouro Verde de Minas.
Os moradores do município são denominados “ataleenses”.

Dados Históricos:

As primeiras notícias que se tem do povoamento do município, datam de 1928 quando chegava à região Vicente Pedroso dos Santos, vindo de Teófilo Otoni, fazendo as primeiras derrubadas e construindo sua habitação. Dois anos depois, chegaram outras famílias, entre elas José Juscelino, Altino Pedroso, Antônio Lemos de Souza, João Machado, Marcelino Soares, Antônio Rodrigues e Salim Gazel. Posteriormente, Vicente Pedroso dos Santos doou uma área de 3 alqueires de terras para a instalação do comércio e a construção da igreja.
O garimpo foi a principal causa da ocupação do município, para cá atraindo grande número de pessoas. Ainda hoje, vêem-se espalhadas por todo município muitas lavras como do avião, córrego seco, terreiro de pedra, caianas e outras. Em 1928, foi celebrada a primeira missa no povoado, tendo como padroeiro o senhor Bom Jesus.
A origem do topônimo deve-se ao fato de o município ter sido ponto de observação e vigilância quando o então Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Benedito Valadares Ribeiro, criou uma expedição com a finalidade de estudar a emancipação de povoados fronteiros com o Estado do Espírito Santo foi o povoado denominado “Atalaia”, que significa ponto de observação, sendo mais tarde modificado para Ataléia, para diferenciá-lo de duas outras cidades, já com o topônimo de Atalaia.
O povoado foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação Ataléia, pelo decreto lei 1058, de 31/12/1943, desmembrado do município de Itambacuri, com parte dos distritos de Fidelândia, ex. São Fidélis e do distrito de Pescador, ex. São Pedro. Sede no atual distrito de Ataléia, ex. localidade. Constituído de 2 distritos: Ataléia e Fidelândia, ambos desmembrados de Itambacuri.
Pela lei estadual n° 1039, de 12/12/1953, foi criado o distrito de Ouro Verde de Minas com terras desmembrada do distrito sede de Itambacuri.
Em divisão territorial datada de 01/07/1955, o município foi constituído de 3 distritos: Ataléia, Fidelândia e Ouro Verde de Minas, assim permanecendo em divisão territorial datada de 01/07/1960.
Pela lei estadual n° 2764, de 30/12/1962, foi desmembrado do município de Ataléia, o distrito de Ouro Verde de Minas, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o município foi constituído por 2 distritos: Ataléia e Fidelândia.
Pela lei estadual n° 6769, de 13/05/1976, foi criado o distrito de Novo Horizonte e anexado ao município de Ataléia.
Em divisão territorial datada de 01/01/1979, o município é constituído por 3 distritos: Ataléia, Fidelândia e Novo Horizonte, assim permanecendo até hoje.

6-2- Município de Campanário:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Rio Doce. Possui área territorial de 442 Km² e população de 3.559 habitantes ( IBGE 2010 ) e seus habitantes são denominados “campanarense”. A sede do município está localizada nas margens da BR-116, sentido Rio de Janeiro.

Dados Históricos:

A região onde se localiza a cidade, era habitada pelos índios botocudos, bororós, nacnanucs e pochichás. Por volta de 1890, chegaram as famílias de Tiago Domingos dos Santos, Tiago Alves Soares, seus irmãos, e a de Antônio Duarte Sobrinho. Em 08/10/1897, Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato, chegaram para colonização dos índios, iniciando a formação do povoado que recebeu o nome de “Igreja Nova”, atualmente Campanário, lembrando o topônimo à primeira igreja, construída para a colonização dos índios.
O município foi desmembrado do município de Itambacuri.

6-3- Município de Carlos Chagas:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Mucuri. Possui área territorial de 3.203 Km² e população de 20.087 habitantes ( IBGE 2010 ) e seus habitantes são denominados “Carlos-chaguense”. A sede do município está situada às margens do rio Mucuri e Urucu.

Dados Históricos:

Primitivamente a região era habitada por indígenas, inclusive os botocudos. A fixação do elemento branco só aconteceu nos meados do século XIX, tendo a povoação sido fundada próxima à confluência dos rios urucu e mucuri, com a denominação de Urucu, devido à existência de pés de urucu na localidade. Presume-se ter sido o alemão, senhor Somerlate, descendentes dos VanDer Maas e chineses, alem de outros, os primeiros moradores do vale do urucu.
O topônimo Carlos Chagas, foi homenagem ao grande cientista, Carlos Ribeiro Justiniano Chagas, natural de Oliveira-MG.
O antigo distrito de Urucu, atualmente Carlos Chagas foi desmembrado do município de Teófilo Otoni.

6-4- Município de Franciscópolis:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Mucuri. Possui área territorial de 717 Km e população de 5.803 habitantes ( IBGE 2010 ) e seus habitantes são denominados “franciscopolitano”.

Dados Históricos:

Franciscópolis originou-se com a chegada das famílias Campeiro, Quadros, Quardafi´, Oliveira e Pego. Somente em 1956 Geraldo Luiz Magalhães instalou a primeira farmácia, juntamente com Domício Caires, que aplicava injeção. A cidade recebeu este nome em homenagem ao primeiro padre evangelista Frei Francisco. O antigo distrito de Franciscópolis, atualmente município, foi desmembrado no ano de 1995, por plebiscito,
do município de Malacacheta.

6-5- Município de Jampruca:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Rio Doce. Possui área territorial de 517 Km² e população de 5.068 habitantes ( IBGE 2010 ) e seus habitantes são denominados jampruquense.

Dados Históricos:

Em 1935, quando a estrada Figueira ( atual Governador Valadares ) até Teófilo Otoni estava em construção, o garimpeiro Jorge Francisco Agostinho chegou à região para trabalhar na obra, fixando residência. Assim nasceu o povoado de São Sebastião do Jampruca, em alusão à fazenda onde Jorge Agostinho residiu, no município de Araçuai, passando mas tarde a ser Jampruca. Em 1939 Jorge Agostinho construiu uma capela.
O distrito de Jampruca emancipou-se pela lei 10704 de 27/04/1992, tornando-se município de Jampruca, desmembrado de Campanário.

6-6- Município de Malacacheta:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Mucuri. Possui área territorial de 728 Km² e população de 18.787 habitantes ( IBGE 2010 ) e seus habitantes são denominados “malacachetense”.

Dados Históricos:

Os fundadores de Malacacheta foram Cassimiro Gomes Leal, Cassiano Ferreira Terra, Marçal Luiz Pego e outros aos quais é atribuído o primeiro contato com os índios maxacalis, que habitavam a região onde se encontra hoje a sede municipal.
Por volta de 1874, recebeu a denominação de Santa Rita de Malacacheta. Em 17/10/1886, foi fundada a paróquia de Santa Rita de Malacacheta. Em 14/09/1891, o povoado foi elevado à categoria de distrito, subordinado a circunscrição administrativa de Nossa Senhora de Filadélfia, hoje Teófilo Otoni. O primeiro juiz de paz foi Marçal Luiz Pego. O distrito foi elevado à categoria de município em 07/09/1923 e a instalação em 14/09/1924.

6-7- Município de Ouro Verde de Minas:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Mucuri. Possui área territorial de 175 Km² e população de 6021 habitantes ( IBGE 2010 ) e seus habitantes são denominados “ouro-verdense”.

Dados Históricos:

A região onde se localiza o município, primitivamente foi habitada pelos índios maxacalis, cujos remanescentes ainda eram encontrados por volta de 1908. O inicio do povoado se deu em meados de 1930, quando Joâo Rodrigues dos Santos, José Davi, José Caciano Bastos, Benício José Ferreira, Henrique Capitório e Henrique Caporanga se estabeleceram no local em busca de terras para o cultivo do café. O topônimo originou-se da grande produção cafeeira considerada “ouro verde” do município.
O distrito foi criado em 1953, com território desmembrado de Ataléia. Emancipado em 1962, passou à condição de município.

6-8- Município de Poté:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Mucuri. Possui área territorial de 625 Km² e população de 15.668 habitantes ( IBGE ) e seus habitantes são denominados “poteense”.

Dados Históricos:

Os primeiros habitantes foram os índios botocudos. Em 1856 já se tinha notícias de várias famílias instaladas, originadas de Minas Novas e Araçuai, devido as vias de ligação entre Teófilo Otoni e Minas Novas. Em 1889, Militão Vieira Maia, fixou-se e ergueu um cruzeiro. Além de Maia, Pedro Vieira Guimarães e Domiciano Ferreira Lages. Em 1894 foi construída uma pequena capela, atual igreja matriz.
O distrito foi criado em 30/08/1911 e instalado em 01/06/1912, pertencente a Teófilo Otoni. O distrito foi emancipado em 17/12/1939, sendo desmembrado de Teófilo Otoni.

6-9- Município de Serra dos Aimorés:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Mucuri. Possui área territorial de 214 Km² e população de 8.419 habitantes ( IBGE ) e seus habitantes são denominados “serrense”.

Dados Históricos:

Seus fundadores foram Arno Schaper e Hermann Júlio Reuter. Inicialmente o povoado formado ao redor dos depósitos de madeira, recebeu o nome de “Km 158”, passando a ser chamado em seguida de Arthur Castilho. A denominação Serra dos Aimorés, deve-se à sua localização na serra em que habitavam os índios Aimorés.
Em 30/12/1962 emancipou-se, sendo o município instalado em 01/05/1963.

6-10- Município de Teófilo Otoni:

Dados Geográficos:

O município está localizado na messoregião do vale do Mucuri. Possui área territorial de3.242 Km² e população de 134.733 habitantes ( IBGE ) e seus habitantes são denominados “teófilo-tonense”. O município encontra-se situado às margens da BR-116 e BR-418, sendo considerado cidade pólo do vale do Mucuri e grande parte do vale do Jequitinhonha.

Dados Históricos:

Os primeiros habitantes foram indígenas descendentes dos tapuias. Sua origem se deve à criação da Companhia de Comércio e Navegação do Rio Mucuri, fundada por Teófilo Benedito Otoni, como objetivo de estabelecer comunicação mais fácccil entre o nordeste de minas e o Rio de Janeiro, por via fluvial e terrestre. O inicio do desenvolvimento se deu com a chegada dos ccolonos europeus. Até fins de 1858 o número de colonos era superior a 2091, na localidade denominada Filadélfia.
Em 14/09/1891, foi confirmada a criação da frequesia de Nossa Senhora da Conceição de Filadélfia, subordinada a Minas Novas.
Em 09/11/1878, foi elevada à categoria de Vila com a denominação de Teófilo Otoni, cuja instalação se deu em 25/03/1881.
Em 1911, o município é constituído de 10 distritos: Teófilo Otoni, Aimorés, Concórdia, Itambacuri, Itaipé, Pampan, Poté, Malacacheta, Setubinha e Urucu. Em 07/09/1923, desmembra do município os distritos de Itambacuri, Malacacheta e Setubinha. Em 1933, o município é constituído de 7 distritos: Teófilo Otoni, Indiana, ex. Aimorés, Concórdia, Itaipé, Águas Belas, ex. Pampan, Poté e Urucu. Em 1938, desmembra do município os distritos de Poté e Ladainha, ex. Concórdia, Carlos Chagas, ex. Urucu e Águas Belas, sendo criado os distritos de Jardinópolis, Marambainha e Pavão. De 1939 a 1943, o município é constituído de 5 distritos Teófilo Otoni, Itaipé, Jardinópolis, Marambaia e Pavão. Em 31/12/1943, desmembra do município os distritos de Itaipé, e Marambaia, para formar o município de Novo Cruzeiro, sendo criado os distritos de Crispim Jaques, Frei Gonzaga e Pedro Versiane. No período de 1944 a 1948, o município é constituído de 6 distritos: Teófilo Otoni, Crispim Jaques, Frei Gonzaga, Pedro Versiane, Pavão e Topázio, ex. Jardinópolis Em 30/12/1962, desmembra o distrito de Pavão.

6-11- Município de Umburatiba:

Dados Geográficos:

O município encontra-se localizado na messoregião do vale do Mucuri. Possui área de 406 Km² e população de 2700 habitantes ( IBGE 2010 ) e seus habitantes são denominados “umburatibense”.

Dados Históricos:

O apelido do comerciante José Rodrigues de Oliveira, Gangás, foi o primeiro nome que o povoado recebeu em 1913, Comercinho dos Gangás. Em 1943, Umburanas passa a chamar-se Umburatiba,. Em 31/12/1943, o município de Águas Belas, passou a denominar-se Águas Formosas, o distrito de Rio Negro a chamar-se Crisólita e Umburanas denominar-se Umburatiba. Em 30/12/1962, o distrito desmembra-se do município de Águas Formosas, sendo elevado à categoria de Município.

7- Dados sobre os jogos que serão disputados em Ataléia:

7-1- Futebol de Salão ou Futsal:

Futebol de Salão ( também referido pelo acrônimo futsal ) é o futebol adaptado para a prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.
Acredita-se que o futebol de salão tenha sido inventado em 1900, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, com o nome de “indoor football”. No Brasil o futsal é administrado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão e mundialmente pela FIFA. Os principais fundamentos do futsal são; passe, drible, cabeceio, chute, recepção condução e domínio de bola.
O futsal é dividido nas seguintes categorias:
Sub-9 para atletas de 5 a 9 anos
Sub-11 para atletas de 10 a 11 anos
Sub-13 para atletas de 12 a 13 anos
Sub-15 para atletas de 14 a 15 anos
Sub-17 para atletas de 16 a 17 anos
Adulto para atletas de 18 a 39 anos
Sênior para atletas a partir dos 40 anos
No futsal existem as seguintes posições dos jogadores; goleiro, fixo( defensor), ala( esquerda e direito) e pivô( atacante ).
A quadra de futsal tem 40metros de comprimento por 20 metros de largura.



7-2- Voleibol:

Chamado frequentemente no Brasil de vôlei, é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de 6 jogadores de cada lado. A partida é ganha pela equipe que fizer o maior número de pontos.
O vôlei foi criado em 09/02/1895, por Willian George Morgan, nos Estados Unidos da América.
O campo tem as seguintes dimensões; 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, com uma rede colocada ao meio, com altura de 2,43m ( para homens ) e 2,24m ( para mulheres ). A equipe é formada por 12 jogadores, sendo 6 titulares e 6 reservas podendo ter até 2 líberos. A bola utilizada nas partidas de voleibol é feita de couro ou couro sintético e mede aproximadamente 65cm de diâmetro e pesa em torno de 270 gramas.
O jogo é disputado em pontos, sendo que cada partida é dividida em sets, que termina quando uma das equipes conquista 25 pontos. O vencedor será aquele que conquistar primeiro 3 sets.
No voleibol existe o atleta denominado líbero, que utiliza uniforme diferente dos demais, não pode ser capitão do time, nem atacar, bloquear ou sacar.

7-3- Basquetebol:

Comumente chamado basquete, é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de educação física James Naismith. É jogado por duas equipes de 5 jogadores titulares e 7 reservas, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre. Os aros que formam os cestos sã colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. O jogo é disputado em 40 minutos divido em 4 tempos de 10 minutos cada.. Existem as seguintes posições; armador ou base, ala e ala armador, ala pivô e pivô que são os jogadores mais altos e fortes. As quadras de basquete tem as seguintes dimensões; 28 metros de comprimento por 15 metros de largura.

7-4- Handebol:

É um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Em 1934 o handebol foi incluído como esporte olímpico. Atualmente o esporte é disputado em quadras com as seguintes dimensões; 40metros de comprimento por 20 metros de largura. O jogo é disputado em 2 tempos de 30 minutos cada. Cada equipe é formada por 12 jogadores, sendo 7 titulares e 5 reservas. Existem as seguintes posições; ataque, armador, meia, ponta, pivô, goleiro e defesa.


8- O JEMG e as Escolas Municipais:

Serão realizadas as seguintes atividades em:

. Artes: Confecção das bandeiras
Símbolo do JEMG
Hino Nacional

. Geografia: Mapa de Minas Gerais
Mapa de Ataléia
Mapa das cidades visitantes
Localização e população de Ataléia
Localização e população das cidades visitantes

. História: História do JEMG
História de Ataléia
História das cidades visitantes

. Ciências: Higiene
Alimentação
Lixo
Meio ambiente

. Matemática: Cronograma das atividades
Tabelas dos jogos / gráficos
Idade dos competidores
Resultados dos jogos

. Ensino Religioso: Competição
Droga
Respeito /Violencia



. Português: Produção de texto /propaganda / Convite / Música

No dia 21/05/2011, na escola Santa Fé, no horário de 8h00 ás 12h00, serão realizadas as seguintes atividades:

a- Praça de Lazer com a participação de todas as escolas municipais, com as seguintes atividades:

Jogos de Xadrez;
Jogos de dominó;
Jogos com baralhos;
Jogos de peteca;
Jogos de queimada;
Jogos de futsal;
Pula-pula;
Karaokê;
Aeróbica

b- Tenda com atividades de artes.

9- Avaliação:

Será contínua no decorrer do desenvolvimento do projeto e dos relatórios apresentados em sala de aula, após o campeonato. Cada professor terá a oportunidade de descrever suas ações e suas dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
As escolas concluirão o projeto com uma praça de lazer envolvendo toda comunidade escolar , no dia 21/05/2011.

Bibliografias consultadas :

IBGE 2010.(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Regulamento Geral do Programa Minas Olímpico.

WWW.jemg.mg.gov.br


Campos,Helena Guimarães
Historia de Minas Gerais : historia regional :4° ano /Helena Guimarães Campos,Ricardo de Moura Faria; ilustração Ângelo Abu,- 2 ed - São Paulo : Atual,2008.

Seletiva do JEMG

Hoje,dia 24 de março,em Ataléia está acontecendo a seletiva do JEMG 2012,com a participação de todas as escolas de Ataléia e municípios.

Nova proposta de trabalho da SRE de Teofilo Otoni


MENINA BONITA DE LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)

Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
Apele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
­- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
­- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...




Aqui estão algumas sugestões para trabalhar com esta história. Eu fiz e deu super certo.Trabalhei semana passada com meus alunos do pré II. Pode usar e fazer as modificações que acharem necessario.
Sucesso!!!!!
Beijoooo...!


• Levantamento dos conhecimentos prévios: Com quem a gente se parece? Todas as pessoas são iguais?
• Hora da história: Menina Bonita do Laço de Fita.
Atividade 1:
• Trabalhar o titulo da história
( quantidade de palavras, quantidade de letras de cada palavra)
• Circule a 1ª letra de cada palavra que forma o titulo da história que acabamos de ler
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


Atividade 2
O coelho fez varias tentativas para conseguir ficar na cor da menina. Cole as fichas na ordem dos acontecimentos.
( Entregar as fichas abaixo "separadas", e pedir que os alunos coloquem na ordem dos fatos)




Para casa:
* Recorte e traga fotos de diferentes pessoas.

2º dia:


Recontagem da história pelos alunos através das imagens
Socialização das imagens trazidas como atividade de casa
( falar das diferenças físicas entre as pessoas destacando, porem, a igualdade: todos são seres humanos e precisam ser respeitados.)


Atividade 1:
Confecção do cartaz coletivo:
Diferenças: não basta reconhece-las é preciso respeita-las.
Atividade 2:
Caça aos copinhos:
Espalhar copinhos pela escola para que os alunos encontre-os.
O coelho, na tentativa de ficar da cor da menina tomou cafezinho a noite toda. Ele não conseguiu ficar da cor dela, mas, deixou uma sujeira... Copinhos espalhados por toda a escola. Vamos ajudar o coelho a deixar a escola limpa?
Após a caça aos copos, os alunos registram a quantidade de copos que conseguiram encontrar.
Pode-se, tambem, registrar as quantidades numa tabela com o nome do aluno e quantidade de copos que ele encontrou e depois explora-la (quem pegou mais ou menos copos, quem pegou quantidades iguais etc.)


Atividade 3:
• Tarefa: Troque os números pelas letras correspondentes e forme o nome de uma bela história.




3º dia;


Trabalhar as características da menina associando as comparações do texto: cor da pele, olhos, cabelo, penteado etc.
Cobrir o cabelo da menina com tinta (Usando o dedinho) e depois colar laços de fita.





Atividade 2:
Desfile dos penteados.
( Pedir, no dia anterior, que a mamãe capriche no penteado das meninas por que havera um desfile mostrando esses penteados.Fotografar cada penteado para fazer uma exposição na escola)


Para casa:
Pedir que os alunos tragam fotos de familiares com quem eles se acham parecidos

4º dia:

• Dramatização da história.
• Exposição dos trabalhos realizados na semana.





sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto Páscoa










vidas secas

VIDAS SECAS
Com a chegada da seca no sertão, Fabiano e sua esposa Sinhá Vitória, os dois filhos, o papagaio e a cachorra Baleia foram forçados a mudar. Caminharam por uma longa jornada na terrível seca. Antes que morressem de fome comeram o papagaio, seguindo a viagem o menino mais velho desmaiou, seguiram carregando o pequeno, foi assim que encontraram uma fazenda abandonada onde se instalaram.

A seca acabou e Fabiano se acertou com o dono da fazenda. Era o vaqueiro daquela terra, logo houve uma ressurreição em todos e tudo. Os meninos, a cadela, Sinhá Vitória e o próprio Fabiano engordaram, na fazenda criaram porcos e bois.

Em um dia Fabiano foi até a cidade comprar o que faltava em casa, antes de ir embora resolveu tomar um copo de cachaça, se sentia por todos enganado acreditando que sempre lhe cobravam mais do que era certo, assim como o patrão que sempre lhe pagava menos com a história dos juros. Foi ai que um soldado amarelo apareceu e o chamou para um jogo de cartas, como o homem era autoridade aceitou, mas logo após a primeira rodada foi embora. O soldado lhe seguiu o pertubando até que Fabiano enraivecido xingou a mãe dele. Com isso foi para cadeia. A ignorância que a pobreza lhe causara não permitiu que ele se explicasse e assim ganhou uma surra e uma noite na prisão.

Mesmo assim a vida melhorara, Sinhá Vitória acreditava que para a felicidade ser praticamente completa bastava uma cama de verdade diferente daquela que possuíam, feita de varas que os incomodavam durante o sono. Os meninos apenas se divertiam no barreiro junto com a cachorra Baleia. O mais novo em uma tentativa de imitar o pai tentou muntar um bode o que só lhe deu uma queda e humilhação por parte do irmão e de Baleia. E o menino mais novo buscando o significado de inferno apenas ficou chateado com a má vontade que lhe explicaram.

O inverno chegou e a família se acalentava frente à fogueira onde travavam pequenas conversas primárias. O natal também chegou e com isto toda a família vestida de roupas novas que só lhes incomodavam foi à missa, tanta gente os assustava e com a lembrança nunca esqueçida da injustiça aprontada pelo soldado amarelo, Fabiano bebeu e saiu a desafiar os homens. Acabou deitado na calçada tirando um cochilo, enquanto Sinhá Vitória fumava e os filhos brigavam com Baleia por ter desaparecido.

Depois desses tempos Baleia adoeceu. Feridas apareceram, o pêlo caiu e ela emagreçeu. Fabiano decidiu matá-la de forma rápida que lhe poupasse o sofrimento. Sinhá Vitória se trancou com os filhos e tampou-lhes os ouvidos. Fabiano com um tiro feriu o traseiro da cachorrinha que assustada se arrastou até os juazeiros onde sem compreender morreu.
Certo dia caminhando pela catinga Fabiano se encontrou com o soldado amarelo que nunca esquecera. Precipitou-se erguendo o facão, mas parou antes de ferir o homem. Viu como ele era um frouxo já que nem se agüentava de tanto tremer. Ficaram frente a frente até que o soldado viu que Fabiano recuara, perguntou-lhe o caminho, Fabiano respondeu tirando o chapéu.

As trapaças do patrão o pertubavam e as contas de Sinhá Vitória sempre mostravam que eles estavam sendo enganados, mas quando foi reclamar o patrão se encheu de fúria e disse que ele podia ir embora, Fabiano perdeu o emprego. Fabiano desculpou-se e foi embora. Nesse contexto a seca voltava.

O bebedouro secava, o rio também, vinham ainda dezenas de pássaros que bebiam o pouco de água que restava aos bichos que emagreciam. Fabiano matava-os, mas eram muitos. Os que ele matava salgavam e guardavam. A seca chegou. Fabiano sabia que era hora de partir, de fugir, mas adiava.

Capas de avaliações





Atividades de alfabetização

























dia do circo